www.flickr.com
Ponto de Leitura Biblioteca Abdias Nascimento

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Inscrições do Prêmio Abdias Nascimento são prorrogadas



Inscrições do Prêmio Abdias Nascimento são prorrogadas

Prêmio que apoia questões raciais no Brasil recebe o apoio do Fundo Baobá

Redação Correio Nagô* – As inscrições para o 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, que devem ser efetuadas via Internet, foram prorrogadas até o dia 11 de agosto. A iniciativa tem como propósito estimular a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra e incentivar medidas de combate às desigualdades socioeconômicas em função da raça no Brasil. Serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios.

O Prêmio homenageia o ex-senador, ativista histórico dos direitos humanos e jornalista Abdias Nascimento, ícone da luta contra o racismo no Brasil, falecido em 2011, e conta com o apoio e patrocínio do Fundo Baobá para Equidade Racial, entidade voltada à promoção da equidade racial da população negra brasileira e ao apoio a projetos nessa área. “Esta iniciativa é fundamental para estimular a maior diversidade no jornalismo brasileiro e para que a população negra seja retratada pela mídia em toda a sua riqueza e complexidade”, coloca Athayde Motta, diretor executivo do Fundo Baobá.

O Prêmio é direcionado a jornalistas profissionais de todo o país que queiram inscrever matérias e reportagens inéditas, publicadas ou veiculadas na imprensa brasileira entre 01 de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013. As abordagens podem estar entre diversos temas relacionados aos negros: racismo no esporte, saúde; juventude, desigualdades, direitos humanos, políticas públicas, mercado de trabalho, movimentos sociais, discriminação racial, entre outros.

Ao todo, são sete categorias: mídia impressa, televisão, rádio, internet, mídia alternativa/comunitária, fotografia e categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros. O interessado pode inscrever até três trabalhos por categoria. E um único trabalho pode ser inscrito em mais de uma categoria – na Categoria Especial de Gênero e em alguma outra das seis categorias disponíveis no regulamento do Prêmio.

Lançado em 2011, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), e conta com o apoio das demais Cojiras (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial) que atuam nos sindicatos dos jornalistas de três estados brasileiros (SP, AL e PB) e no Distrito Federal, da Cojira-MT, além do Núcleo de Comunicadores Afro-Brasileiros.

A cerimônia de entrega do 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento será realizada no mês de novembro, no Rio de Janeiro (capital).
*Com informações da assessoria do Fundo Baobá

Fonte: Correio Nagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário