www.flickr.com
Ponto de Leitura Biblioteca Abdias Nascimento

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Feliz Kwanzaa!

O Ponto de Leitura Biblioteca Abdias Nascimento deseja a todos os seus Irmãos, Amigos e Colaboradores um Feliz Kwanzaa.
Harambee!!!
Kwanzaa, final de ano à moda pan-africana

O nome "Kwanzaa" deriva da expressão "matunda ya kwanza", que significa "primeiros frutos" em swahili, a língua mais falada entre as centenas de línguas que existem na África. A festa dos "primeiros frutos" é típica dos povos ancestrais, a origem do Natal cristão seria uma celebração desse tipo, a festa da vitória da vida contra a morte, da luz contra as trevas, da colheita farta que garantia a continuidade contra a ameaça da fome e do extermínio.
A idéia de criar um feriado "pan-africano" é atribuída a um professor de estudos africanos da Universidade da Califórnia, Maulana Karenga, ele apresentou o Kwanzaa em 1966, uma época em que os afro-americanos lutavam por direitos iguais, como meio de ajudá-los a se conectarem com os valores e tradições africanas, quis também que servisse como um elo para unificar os afro-americanos como comunidade e como povo. Ele escolheu as datas de 26 de dezembro a 1º de janeiro para coincidir com os feriados judeu e cristão, que já são uma época de celebração. Kwanzaa foi celebrado pela primeira vez de 26 de dezembro de 1966 a 1 de janeiro de 1967.
O Kwanzaa está centrado nos sete princípios, Nguzo Saba, que representa os valores da família, da comunidade e da cultura para os africanos e para os descendentes de africanos. São eles: Umoja (unidade), Kujichagulia (autodeterminação), Ujima (trabalho coletivo e responsabilidade), Ujamaa (cooperação econômica), Nia (propósito), Kuumba (criatividade) e Imani (fé) convidam à união das famílias, à reverência ao criador e à celebração das bençãos da vida.
Comemore conosco, com sua família e amigos.

(O Ponto de Leitura Biblioteca Abdias Nascimento é a primeira biblioteca comunitária especializada em cultura afro-brasileira e africana da cidade de Salvador Ba, localizada no subúrbio ferroviário. Estamos retomando gradativamente as nossas atividades após a construção da nossa sede própria. Em breve divulgaremos a inauguração da nossa sede. Fiquem ligados nas nossas atividades através do nosso blog: abdiasbiblioteca.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário